Seguro de carga e a importância da sua contratação

Seguro de carga e a importância da sua contratação

O seguro de carga é de extrema importância para empresas exportadoras e importadoras, ele é uma garantia de indenização que a empresa contratante terá em caso de qualquer prejuízo durante o transporte nacional ou internacional, via terrestre, aéreo, marítimo ou ferroviário, seja qual for a modalidade é uma garantia. 

Ao garantir o pagamento do prêmio a carga transportada está segurada de indenizações por danos aos itens transportados, contudo o seguro de carga protege as organizações de eventuais perdas que possam prejudicar os seus negócios por alguma ocorrência ocorrida no transporte.

Cada vez mais a atividade de transporte de cargas se torna complexa e envolve uma série de riscos operacionais. Podemos citar, extravios, avarias, furtos e roubos de mercadorias e até mesmo acidentes.  Sendo assim, os gestores precisam criar estratégias preventivas para que todas as etapas do processo logístico estejam garantidas e asseguradas.

O gerenciamento de riscos é o nome dado a esse conjunto de medidas preventivas adotadas pelas empresas que tem como objetivo a diminuição de riscos inerentes a logística de seus produtos.

Diante deste cenário, o seguro da carga traz diversos benefícios para o segurado. Uma das maiores vantagens é sem dúvida, o pagamento de perdas, que acaba reduzindo e até mesmo eliminando um eventual prejuízo em caso de ocorrência indesejadas.

Apesar do seguro de carga não ser obrigatório, a importância de se efetivar a contratação é indispensável para que importadores ou exportadores tenham tranquilidade em caso de algum risco que venha a ter perante o percurso do transporte internacional e a efetiva entrega da mercadoria no local designado.

É importante dizer, que a empresa que queira contratar um seguro tem total liberdade para inserir serviços adicionais em sua apólice, de acordo com suas necessidades.

 Esses adicionais podem ser de inúmeros tipos e especificações:

  • frete e/ou de seguro;

  • despesas;

  • tributos de mercadorias importadas;

  • tributos de mercadorias exportadas;

  • lucros esperados;

  • mercadorias em devolução ou redespachadas;

Os exemplos acima são os mais comuns e observados no mercado. 

Nós da Top Global estamos sempre atentos ao mercado e sempre iremos recomendar a contratação de seguro para sua carga.Seja aéreo ou marítimo é de extrema importância a contratação, conte com a  nossa equipe Top para a efetivação do seu seguro.

                                                                                                  Por: Diego Ferraz

Subscribe to our newsletter and receive
our news directly to your email

Talk to our team!
Submit your contact now.

Leave your details and we will be happy to answer any questions you may have about our services.