Golden Week: o feriado mais longo da China

Golden Week: o feriado mais longo da China

Não é novidade que grande parte dos negócios internacionais do Brasil estão diretamente relacionados à China. O país asiático é o principal parceiro econômico do Brasil, sendo que em 2021 foi o destino de um terço das exportações do nosso país e origem de 21,72% das nossas importações, de acordo com dados do Ministério da Economia. Já são 12 anos consecutivos em que a China aparece no topo das nossas relações comerciais.

Muito em função da importância que a China tem para a nossa economia, tudo que acontece por lá tem grande impacto para nós. Seja em termos logísticos ou de abastecimento da indústria nacional, por exemplo, sempre que algo importante acontece por lá, nós sentimos por aqui e alguns dos eventos que mais afetam nossos negócios internacionais são os feriados prolongados que comumente acontecem por lá.

Apesar de ser conhecida no mundo como a indústria que nunca para, e isso significa que grande parte das empresas por lá trabalham 24 horas por dia, em alguns períodos do ano a China fecha praticamente todas as suas empresas para celebrar alguns momentos especiais. Quem já morou por lá conta que nos feriados prolongados, é até difícil encontrar restaurantes e mercados abertos em algumas regiões, pois a maioria das pessoas fecham seus estabelecimentos e muitas pessoas que trabalham nos grandes centros aproveitam essas oportunidades para viajar ao interior para visitar amigos e especialmente os familiares.

Um dos feriados prolongados mais importantes da China está se aproximando: é a Golden Week, que em 2022 ocorrerá entre os dias 1 a 7 de outubro e sem sombra de dúvidas as operações de Comércio Exterior serão impactadas durante este período. Este feriado celebra o “National Day” para os chineses, algo parecido com o nosso 7 de setembro, e foi instituído pelo governo em 1999 para marcar a fundação da República Popular da China e também com o objetivo de intensificar o turismo dentro do país, pela população local.

Durante os 7 dias do feriado praticamente 100% das empresas não terá expediente e os impactos podem ser bem significativos para os negócios do Brasil. Por isso, veja abaixo algumas das possíveis consequências deste feriado e algumas ações que podem ser tomadas para minimizar os riscos para o seu negócio.

No que diz respeito ao frete marítimo, é sempre comum que os armadores cancelem suas operações tanto durante a Golden Week quanto até mesmo em uma semana após o retorno do feriado. Isso ocorre porque não há pessoal para realizar as operações portuárias, bem como não há cargas para serem escoadas. No retorno das operações marítimas é comum que ocorram pressões tanto em preços de frete, que podem sofrer elevação, quanto em demanda, que pode ser superior a oferta de espaço e contêineres para embarque.

 Já o mercado de frete aéreo costuma ser fortemente impactado tanto antes quanto na volta do feriado. Antes pois muitas empresas acabam buscando esta modalidade de frete para conseguir agilizar sua logística para receber cargas antes do feriado, e após pois como muitas indústrias chinesas atrasam entregas pelo período fechado durante o feriado, o frete aéreo torna-se a única opção para cumprir prazos. Desta forma, assim como no frete marítimo, o mercado aéreo também deve sofrer pressão e, por consequência, ter elevação de preços e é possível que ocorra uma demora maior para confirmação de reservas já que a tendência é de aeronaves lotadas.

Tanto para operações aéreas quanto marítimas, a dica principal é uma só: planejamento e antecipação. Nós sabemos que no dia a dia das empresas, especialmente neste período pós pandemia, planejar e antecipar nem sempre é fácil ou possível, mas neste período pré feriado não há outra opção para não ser afetado que não seja essa. Recomendamos que reservas para embarques sejam solicitadas com a maior antecedência possível, pois assim será possível embarcar suas cargas e encontrar a melhor logística para seus processos neste período de grande turbulência.

Além disso, caso você precise de suporte a Equipe TOP é expert neste assunto e pode te auxiliar a encontrar os melhores caminhos para seus negócios!

                                                                                                                                                    Por Nayara Weber

Subscribe to our newsletter and receive
our news directly to your email

Talk to our team!
Submit your contact now.

Leave your details and we will be happy to answer any questions you may have about our services.