Despachante aduaneiro: você sabe o que ele faz?

Despachante aduaneiro: você sabe o que ele faz?

Por Nayara Weber

Quando se fala em operações de Comércio Exterior, especialmente no Brasil, o Despachante Aduaneiro sempre aparece. Mas você sabe de fato o que faz um despachante e quais as responsabilidades dele?

A profissão que hoje chamamos de Despachante Aduaneiro tem origem no Brasil Colonial, quando em 1554 Dom João III criou a atividade de “Aldeador” que tinha por função fazer a conferência das cargas que chegavam e saiam do país. Nesta mesma época nasceu o termo de “desembaraço aduaneiro” que é utilizado até hoje.

Muitos anos depois, em 1850 surgiu a figura do “Caixeiro”, que foi regulamentada pelo Código Comercial Brasileiro sob a Lei n° 556. O Caixeiro podia representar seu patrão nas repartições públicas para o desembaraço das mercadorias por ele compradas e vendidas. Pouco tempo depois, em 1860 surgiu de fato o Despachante Aduaneiro, através da publicação do Regulamento das Alfândegas e Mesas de Rendas.

Atualmente a profissão de Despachante Aduaneiro é regulamentada pela Instrução Normativa RFB nº 1.209/2011 e estima-se que existam no Brasil cerca de 11 mil Despachantes. Apesar de ser muito comum confundir a imagem do Despachante com o da empresa pela qual ele trabalha, esta função só pode ser exercida no Brasil por uma pessoa física, tanto é que a habilitação para atuar nesta profissão é feita por CPF.

Mas o que de fato faz um Despachante Aduaneiro? O Despachante, de acordo com a IN RFB n° 1.209 de 2011 tem como função a:

I - preparação, entrada e acompanhamento da tramitação e apresentação de documentos relativos ao despacho aduaneiro;

II - subscrição de documentos relativos ao despacho aduaneiro, inclusive termos de responsabilidade;

III - ciência e recebimento de intimações, de notificações, de autos de infração, de despachos, de decisões e de outros atos e termos processuais relacionados com o procedimento de despacho aduaneiro;

IV - acompanhamento da verificação da mercadoria na conferência aduaneira, inclusive da retirada de amostras para assistência técnica e perícia;

V - recebimento de mercadorias desembaraçadas;

VI - solicitação e acompanhamento de vistoria aduaneira; e

VII - desistência de vistoria aduaneira.

Em termos gerais, em um processo de despacho aduaneiro, a figura da empresa importadora ou exportadora é exercida pelo seu despachante, por isso a escolha de um despachante para uma empresa é tão importante e deve obedecer a critérios de qualidade, índole e histórico do mesmo.

Muitas vezes, no processo de escolha de um despachante para as operações de Comércio Exterior, as empresas não levam em consideração a relevância que ele tem para os processos aduaneiros da organização. Ao instituir uma pessoa como Despachante Aduaneiro da empresa, está sendo concedido a ela o poder de representar e agir em nome da empresa em todo o processo aduaneiro e perante todos os órgãos intervenientes de Comércio Exterior do país.

Além disso, a figura do despachante aduaneiro tem grande importância comercial para a empresa, uma vez que ele tem acesso a todo o histórico de importações e exportações realizadas, bem como passam por ele todos os documentos da negociação internacional, como a fatura comercial e conhecimento de embarque, que tem informações de enorme importância estratégica, como nomes de fornecedores, preços e classificação fiscal.

A TOP Global atua no mercado de Despacho Aduaneiro através de seu despachante Diego Ferraz, que tem mais de 20 anos de experiência nesta atividade. 

Entre em contato com a gente e venha fazer parte dos TOP’s clientes de despacho aduaneiro para levar aos seus processos a segurança e qualidade TOP!

Subscribe to our newsletter and receive
our news directly to your email

Talk to our team!
Submit your contact now.

Leave your details and we will be happy to answer any questions you may have about our services.