Você sabe o que é a Peak Season Surcharge? E como ela pode afetar seus negócios na Importação e Exportação?
O movimento de cargas para importar e exportar tem seu maior volume movido por navios e aviões, durante o ano inteiro de forma intensa e incessante.
A Peak Season Surcharge, conhecida por PSS, é uma sobretaxa aplicada pelas Companhias Marítimas durante a alta temporada de embarques, período de uma demanda ofertada acima do valor de mercado. Na tradução literal do inglês a ‘Peak Season Surcharge’ quer dizer sobretaxa de alta temporada.
Em certos períodos do ano, o aumento da procura de embarques aéreos e marítimos fica acima da capacidade do mercado, ocasionando um aumento considerável no valor do frete internacional e gerando uma grande diferença entre a oferta e a demanda.
Outro motivo para a aplicação da Peak Season Surcharge são os dias que antecedem o feriados Chinês. Nesses momentos, podemos perceber a falta de mão de obra para diversos serviços de origem, demora no procedimento de embarque para saída de navios e aviões e também a falta de espaço, o famoso overbooking. Recentemente também vimos que a pandemia gerou uma grande Peak Season Surcharge no mercado, um caso de calamidade pública que elevou os fretes à valores exorbitantes.
No Brasil, para as importações, a época da Peak Season Surcharge acontece de Maio a Setembro, período que antecede o Dia das Crianças e o Natal, datas comemorativas que impactam em grande volume de vendas, afinal algumas mercadorias já precisam estar em lojas possibilitando as vendas na maior quantidade possível. Além disso, nesse período algumas fábricas aumentam o volume de pedidos para matéria-prima, ocasionando o aumento considerável nas importações.
Contudo, não é possível evitar a Peak Season Surcharge, quando o produto precisa ser transportado nestes períodos do ano, aumentando o custo do frete e consequentemente no produto final. Porém, você pode seguir algumas dicas de como se prevenir nestes períodos da PSS:
-
Antecipe as suas demandas: não espere que a demanda aumente para fazer seus pedidos internacionais. Tenha em mãos um planejamento eficaz, pois quanto melhor você se programar melhor será o seu resultado.
-
Repense a sua logística: com a Peak Season Surcharge a sua carga poderá ficar mais tempo parada aguardando embarque, ocasionando uma maior demora na chegada do produto ao seu destino final.
-
Opte por tarifas priority: em alguns momentos do processo o investimento na logística de transporte internacional será recompensada.
-
Faça embarques consolidados: esta estratégia pode trazer ganhos consideráveis em lead time, quanto menor a carga maior a chance de obter espaço.
Essas são algumas dicas que compartilhamos sobre como se antecipar a este problema e conseguir sair na frente da concorrência. Quer saber mais e como ter um resultado diferente em períodos da Peak Season Surcharge?
Entre em contato com o time de especialistas da TOP, eles estarão prontos para te auxiliar na melhor estratégia.
Fonte: https://www.fazcomex.com.br/comex/peak-season/