A importância do conhecimento de embarque (BL/HBL) na importação e exportação

A importância do conhecimento de embarque (BL/HBL) na importação e exportação

O mais importante documento da navegação e um dos mais importantes do comércio exterior, o conhecimento de embarque marítimo ou Bill of Lading é um documento de extrema importância quando falamos sobre importação e exportação.

O BL - Bill of Lading é um documento de responsabilidade do armador que pode ser assinado pelo comandante do navio ou pela agência marítima representante do armador em seu nome. Sendo emitido pelo armador (transportador), o BL define a contratação da operação do transporte internacional e comprova o recebimento da carga na origem, além da obrigação de entregá-la no destino, constituindo a prova de posse e propriedade da mercadoria.

Nele encontramos informações detalhadas de sua carga como, quantidade, peso, tipo de mercadoria, origem e destino, metragem cúbica, valores de frete etc.

Além de servir como posse e propriedade da carga é também um documento que serve de base para o desembaraço aduaneiro de importação e exportação. Sua correta emissão é imprescindível para o bom andamento do desembaraço, além de evitar custos extras com uma possível correção.

Já o HBL - House Bill of Lading é emitido pelo agente de cargas, que é o responsável pelo transporte das mercadorias. O draft do HBL deve ser preenchido pelo exportador/despachante na origem, em ambas as pontas tanto para importação como para exportação, e a autorização para emissão do HBL original só é enviada ao agente após aprovação do cliente/despachante.

Para importação sem o conhecimento de embarque não é possível o lançamento da mercadoria no Departamento da Marinha Mercante (DMM) e registro da DI para nacionalização da mercadoria no recinto em que a mercadoria estiver depositada.

Para exportação, o HBL original deve ser enviado para o importador no país de destino para liberação da carga. Também existe a opção de “HBL emitido no destino”, onde não será necessário o envio, e sim o importador retira os originais no local de destino. Também existe a opção de “express release”,essa opção é aceita em muitos países e significa que a carga será liberada sem a necessidade de apresentação dos originais do HBL. Após o pagamento das taxas referente ao embarque, a carga pode ser liberada com apresentação de uma cópia do HBL.

É de suma importância o cuidado que devemos ter com essa documentação. O extravio de um conhecimento de embarque (BL/HBL) pode gerar grandes problemas. A perda de um conhecimento de embarque significa atraso na retirada da mercadoria após sua liberação.

Todo conhecimento de embarque (BL/HBL) possui uma página com as cláusulas impostas pela companhia de transporte. É como um contrato onde consta as  responsabilidades de cada uma das partes. Ao contrário do que muita gente pensa, a primeira página do (BL/HBL) a “frente”, é a página das cláusulas e não a página do shipper/consignee/notify/descrição. Também existem vários termos e cláusulas que podem ser informados no verso do conhecimento de embarque.

Abaixo alguns termos utilizados na emissão do conhecimento de embarque:

Freight prepaid: significa que o frete será pago imediatamente após o embarque, para retirada do (B/L/HBL). Normalmente ele é pago no local ou país de embarque, mas também pode ser pago no exterior.

Freight collect: o frete será pago no destino pelo consignatário da mercadoria.

Clean on board: significa que a carga foi embarcado “limpa a bordo”, ou seja, sem avarias e com tudo em ordem. Esta cláusula não é aceita pelos armadores e agentes, pois a companhia de transporte não consegue verificar se a carga realmente está embarcando em ordem. Alguns armadores ou agentes de carga mantêm o termo no BL, mas complementam a frase: “Clean on board declared by shipper”, deixando claro que quem está declarando isso é o exportador.

Shipper\’s load, stow, weight and count: esta cláusula é inserida no BL pelo armador ou agente de cargas. Significa que a responsabilidade pela estufagem, contagem e pesagem da mercadoria foi do exportador.

Freight as per agreement: é utilizado quando não se quer mostrar os valores de frete e taxas no (BL/HBL). Significa que o frete será aplicado “conforme acordado”.

Ficou com dúvida sobre o BL/HBL? Entre em contato conosco!

                                                                                                                    Por: Diego Ferraz


 

 

Subscribe to our newsletter and receive
our news directly to your email

Talk to our team!
Submit your contact now.

Leave your details and we will be happy to answer any questions you may have about our services.